#agendabypfe { display: block; font-size: 11px; font-family: tahoma; letter-spacing: 0; border-bottom: 1px dotted #c9c9c9; background-repeat: no-repeat; text-indent: 5px; vertical-align: middle; text-decoration: none; line-height: 15px; cursor: text; margin-bottom: 1px; } #agendabypfe:hover { display: block; font-size: 11px; font-family: tahoma; letter-spacing: 0; border-bottom: 1px dotted #c9c9c9; background-color: #f2f2f2; text-indent: 5px; vertical-align: middle; text-decoration: none; line-height: 15px; cursor: text; margin-bottom: 1px; }

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TÉCNICA VOCAL



Poderia resumir na prática o que entendo por técnica vocal:
- "procurar uma forma de cantar usando pouca ou nenhuma força e obter uma voz vigorosa e brilhante, suave e doce ou qualquer coisa que quiser fazer com ela". A técnica não deve ser um livro de milhões de regras inúteis que você faz sem perceber os resultados na sua arte, não deve ser uma prisão, deve, sim , conquistar a liberdade, a facilidade para cantar. Chamo e redefino técnica vocal de CANTO CONSCIENTE.
Experiências 1
Pré-aquecimento
Para que o aluno demonstre disposição no trabalho vocal, tanto para a aula quanto nos constantes estudos, é necessário despertar o corpo. Articulações, músculos e sentidos são despertados nessa sugestão de um ritual de pré-aquecimento: Os exercícios de pré-aquecimento servem para um relaxamento corporal, porisso devem obedecer um ritmo lento e profundo - SEM PERDER A CONCENTRAÇÃO!
A) pés colocados lado a lado, paralelos, com as articulações dos joelhos soltas;
B) o corpo ereto, com braços soltos ao longo do corpo;
C) o olhar para frente, sem contudo dispersar a atenção no horizonte.
Agora sim!
1) boceje muito e espreguice à vontade até sentir o corpo leve e disposto;
2) movimente lentamente a cabeça para frente até tocar o queixo no esterno, movimente-a para frente e para trás procurando tocar a nuca nas costas.( como se respondesse um SIM bem expressivo com a cabeça). Execute por 5 ou 6 vezes, alongando o pescoço sem estressá-lo.
3) Olhe para frente agora. Movimente a cabeça de maneira a olhar por cima de um ombro e depois, mantendo o ritmo lento, movimente a cabeça de maneira a olhar por cima do outro ombro.
4) Olhe para frente. Procure tocar lenta e alternadamente cada orelha no respectivo ombro (orelha direita toca o ombro direito, orelha esquerda toca o ombro esquerda).
5) Feito isso, toque o esterno com o queixo e comece a girar a cabeça sobre o pescoço. Faça bem amplo sem mexer o corpo, somente a cabeça.
6) Puxe os ombros, simultaneamente, para trás e movimente-os em círculos com se fosse abrir e fechar o peito. Repita no sentido contrário.
7) Mãos na cintura. Gire o quadril em círculos para ambos os lados.
8) Dê chutinhos no ar com as pernas e pés bem relaxados.
Respeite as necessidades de seu corpo. Investigue-se. Descubra-se. Aceite-se.
As limitações são parte do desafio.
Confie em seu potencial, só assim você se sentirá preparado para exercitar, vencer desafios e tomar posse do seu corpo e fazê-lo obedecer. Às vezes o mais fácil, aparentemente, é o mais trabalhoso.
DICA PARA NÃO ESQUECER:
"O óbvio funciona!"
o próximo passo: RESPIRAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário